Quando eu era criança, lembro da minha mãe fumando, inclusive durante a gravidez da minha irmã mais nova. Naquela época (décadas de 1980 e 1990), era comum o consumo de cigarros em ambientes públicos, independentemente de serem espaços abertos ou fechados. Inclusive era um sinal de status e, por que não dizer, um indicativo de ser alguém sofisticado e conectado com o seu tempo.
Foi preciso um tempo para que a sociedade e os governos percebessem os prejuízos dessa prática e desenvolvessem campanhas para desencorajar o hábito do tabagismo. Ao longo dos anos, criou-se uma consciência coletiva sobre os malefícios do cigarro, e hoje o tabagismo se tornou sinônimo de algo ruim para a saúde (apesar da recente ascensão dos chamados cigarros eletrônicos 🤦🏻♂️).
Mas você deve estar se perguntando o que têm a ver os cigarros com os esteroides anabolizantes. 🤔
Bem, na minha opinião, os EAA são o cigarro dos dias atuais! Eles causam dependência, geram o hábito de consumo crônico, que traz uma lista de problemas de saúde (vide abaixo), e mesmo assim a sociedade, além de tolerar o uso abusivo, o estimula (basta dar uma passada rápida nas redes sociais e vermos inúmeros exemplos).
Talvez se passem alguns anos (espero que poucos) para a sociedade criar uma consciência coletiva sobre os malefícios do abuso de EAA e repudiar o uso e, em um cenário ideal, que esse uso se torne algo fora de moda, como o cigarro se tornou.
A seguir, a lista de malefícios comprovados do uso crônico dessas substâncias:
1 – Dependência
2 – Problemas psiquiátricos (mania, depressão, agressividade e ansiedade)
3 – Aumento da probabilidade de se envolver em delitos e atos criminosos
4 – Lesões osteomusculoarticulares
5 – Ginecomastia
6 – Acne, hirsutismo, aumento do tônus vocal em mulheres, calvície.
7 – Lesões renais (glomeruloesclerose focal e segmentar)
8 – Lesões hepáticas (colestase, lesão hepatocelular, adenomas e adenocarcinomas, peliose hepática)
9 – Lesões cardiovasculares (placas de aterosclerose, miocardiopatia hipertrófica, hipertensão arterial, formação de coágulos, infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico, morte súbita cardíaca)
10 – Infertilidade masculina
11 – Predisposição ao uso de outras substâncias com potencial de adição (outras drogas lícitas ou ilícitas)
Se você chegou até aqui na leitura, então você certamente é parte da solução para criar a “consciência coletiva” e acelerar o fim dessa “moda” que já fez tantas vítimas e certamente/infelizmente ainda fará algumas mais!
Grande abraço!
0 respostas em "Uso de esteroides anabolizantes (EAA): Quais os riscos?"